Neste Summer Challenge 2ª edição, realizado em São Caetano do Sul/SP entre os dias 1 e 4 de novembro, a equipe participou de quatro categorias: Combate Featherweight (até 13,6kg), Sumô LEGO (até 1kg), Sumô Radiocontrolado (até 3kg) e Seguidor de Linha Pro. Os robôs inscritos nessas categorias foram o Spartacus, o Zeferino, o Poligno e o ARMstrong, respectivamente. Como na competição passada, não levamos nenhum Middleweight (até 54,4 kg).

A classificação da equipe foi:

Categoria Robô Colocação
Featherweight - 30lb (13,6kg) Spartacus 5° de 15 robôs
Sumô LEGO - 1kg (Auto) Zeferino 7° de 26 robôs
Sumô - 3kg (R/C) Poligno 11° de 19 robôs
Seguidor de Linha Pro ARMstrong 16º de 17 robôs

 

O Spartacus teve uma melhora em seu projeto passado, conseguindo ganhar novamente de um robô muito competitivo, o campeão da RoboGames 2011, Touro Feather, da PUC-RIO. Na maioria das batalhas, conseguia atacar facilmente o adversário sem que tivesse grandes danos na sua rampa. Perdeu apenas duas lutas para o mesmo adversário, Jubileu da Federal de Itajubá (Uai!rrior). Na primeira luta, o transceptor queimou e o robô parou logo no início. Na segunda, por falhas da equipe, o motor parou de funcionar, o que nos levou a quinta posição.

SC 2012 SC 2012 SC 2012

  

O Zeferino evoluiu expressivamente entre as duas competições, subindo de 13º lugar de 31 robôs para 7º lugar de 26 robôs. Com uma nova programação e nova montagem, conseguiu empurrar a maioria dos seus adversários para fora da pista, conquistando essa classificação.

O Poligno decaiu na sua classificação comparada ao Winter Challenge 2012. O sumô Stonehenge, da Poli-USP (ThundeRatz), obteve uma significativa melhora, conquistando o primeiro lugar na categoria. Nosso projeto não sofreu grandes alterações e logo na primeira luta acabou enfrentando o campeão, que estragou nossa rampa por causa do forte imã utilizado pelo adversário. Apesar das dificuldades, ocupou a 11ª posição.

O ARMstrong conseguiu completar o circuito pela primeira vez. A sua programação evoluiu, porém ainda há melhoras necessárias na parte mecânica do projeto, principalmente devido a problemas enfrentados com o tempo de resposta dos motores.

Nossa equipe continua crescendo a cada competição graças ao apoio das faculdades, dos patrocínios e dos seus integrantes. Como em toda competição, outras equipes e a arquibancada simpatizaram com a Phoenix, ganhando maior atenção durante esse evento. Infelizmente, não conseguimos superar algumas faculdades pelas diferenças de recursos que elas têm em vantagem à Equipe Phoenix.

SC 2012 SC 2012 SC 2012

  

O projeto Middleweight está congelado por problemas no atual projeto e orçamento restrito. O projeto Hockey continua sendo desenvolvido e a equipe aprovou a construção do Beetleweight. Para a próxima competição pretendemos aprimorar os projetos já existentes e levar também novos competidores para as categorias Beetleweight e Hockey!